Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Conselho profissional não pode fiscalizar atividade comercial

Sem previsão legal

Publicado por Thiago Noronha Vieira
há 8 anos

Os conselhos profissionais são entidades voltadas à defesa e fiscalização das atividades dos trabalhadores, não sendo responsáveis por supervisionar a comercialização de produtos nos estabelecimentos empregadores. O entendimento é do ministro Napoleão Nunes Maia Filho, relator do Recurso Especial 1.550.143, que trata da possibilidade de farmácias venderem produtos de conveniência.

Na ação, a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) questionava o condicionamento, imposto pelo Conselho Regional de Farmácias do Estado de São Paulo (CRF-SP), para emissão e renovação do Certificado de Regularidade Técnica à declaração de não comercialização de produtos de conveniência e bem-estar.

Ao analisar o caso, o relator do processo, ministro Napoleão Nunes Maia Filho, destacou que a exigência imposta pelo CRF-SP não tem previsão legal. Segundo ele, os conselhos regionais são responsáveis apenas por fiscalizar o exercício profissional e punir eventuais infrações que ocorram dentro dessa alçada.

“É pacífico o entendimento no Superior Tribunal de Justiça segundo o qual é de competência do órgão da vigilância sanitária licenciar e fiscalizar as condições de funcionamento de farmácias e drogarias referentes aos padrões sanitários da comercialização de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e produtos correlatos”, explica o ministro.

Em sua decisão, Napoleão Nunes Maia Filho argumentou que esse tipo de comércio deve ser normatizado por leis estaduais e lembrou que o Supremo Tribunal Federal já considerou que as normas sobre o tema são constitucionais. Em São Paulo, a comercialização de produtos de conveniência é delimitada pela Lei 12.623/2007.

“Vale destacar que tal lei estadual teve sua constitucionalidade material reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal, no julgamento da ADI 4.093/SP, onde se reconheceu que as farmácias e drogarias estão autorizadas a comercializar artigos diversos de medicamentos.”

O relator também citou que o assunto já foi analisado pela Corte Especial do STJ (julgamento da SLS 1.200/DF). Nesse julgamento, ficou entendido que as farmácias não precisam seguir a lista de produtos publicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas sim a legislação estadual.

Clique aqui para ler a decisão.

Recurso Especial 1.550.143

Via ConJur: http://www.conjur.com.br/2016-jan-05/conselho-profissional-nao-fiscalizar-atividade-comercial

  • Sobre o autorAdvogado empresarial, trabalhista e cível.
  • Publicações151
  • Seguidores985
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações124
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conselho-profissional-nao-pode-fiscalizar-atividade-comercial/291315781

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)